Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Usabilidade em Hardware?

Podemos pensar em usabilidade em termos de hardware ? os processos de usabilidade estudados até o momento limitam-se somente a projetos de software ? iremos, a seguir, tentar responder a essas perguntas:
Primeiro exemplo: Projeto de um aparelho de celular para pessoas idosas
No nosso cotidiano observamos, uma certa reticência, dificuldade ou até mesmo aversão de pessoas idosas em utilizar aparelhos celulares. Quais serão os principais motivos dessas dificuldade?
Fazendo uma breve pesquisa com idosos sobre o uso de celulares, levantamos como principal reclamação o tamanhos das teclas, seguido de dificuldade de operação dos menus - que de certa forma é uma consequência da primeira barreira encontrada - e por fim, o display pequeno do aparelho que dificulta a visualização do que está sendo digitado.
Se fizermos uma busca rápida na web encontramos o seguinte aparelho de celular:

celular exemplo 1 - observando atentamente a este aparelho, vemos que todos os indicativos levantados em nossa pesquisa anterior podem ser observados, se repararmos o tamanho e a quantidade das teclas, o tamanho das mensagens no display e os diminutos  ícones no display, ou seja, vemos que as críticas indicadas procedem e realmente causam uma certa barreira para o uso de celulares por pessoas de mais idade.

Comparamos então o celular_exemplo_1, com o próximo aparelho:

celular_exemplo_2 - ao examinar este segundo aparelho, percebemos que algumas características interessantes em relação às críticas feitas pelo público entrevistado. A principal melhoria encontrada nesse novo aparelho, reside na resolução do problema mais apontado pela pesquisa - o tamanho das teclas. Visivelmente observamos, um teclado cujas teclas oferecem ao seus usuários uma maior facilidade de digitação, outra característica interessante é que mesmo o display sendo de menor tamanho, até por conta do aumento do tamanho do teclado, o mesmo oferece na digitação uma visualização maior do que foi digitado.

Com os dois exemplos anteriores, notamos que o trabalho de usabilidade existe realmente no projeto e design de aparelhos telefônicos, vemos que o fabricante do celular_exemplo_2 preocupou-se em projetar e,por conseguinte, oferecer ao mercado um aparelho que pudesse atender as necessidades de uso de um determinado público - o segmento de idosos.

 Segundo exemplo: Automação de processos industriais através de um software supervisório


No nosso segundo exemplo iremos abordar o processo de automação de processos industriais, para estudarmos tal automação precisamos, inicialmente, entender como é representado a informação de processos industriais. Abaixo temos fotos reais de painéis encontrados frequentemente em plantas industriais:


painel típico encontrado na indústria


painel de medição de dados de um motor
Analisando as fotos acima, vemos que na indústria as informações relativas a máquinas ou a processos complexos é demonstrada através de painéis contendo medidores tensão, corrente ou outra medida de interesse do processo, ou luzes indicativas de falha, processo em andamento e processo terminado, em conjunto com chaves liga desliga, atuadores diversos. Em suma, no projeto de painéis de comando busca-se representar o maior número de informações relevantes ao processo, para que o operador possa identificar se o sistema está sendo bem conduzido ou não. Mas o leitor pode está se perguntando, aonde que a usabilidade está presente nesse sistema? iremos fazer essa análise adiante.
Supondo que os dois painéis acima são utilizados para monitorar e comandar um processo de liofilização secagem a frio (freeze dry) é o mais nobre processo de conservação de produtos biológico conhecido porque envolve os dois métodos mais confiáveis de conservação, o congelamento e a desidratação. Nesse contexto supondo ainda que a empresa queira automatizar o processo através de um software supervisório, abaixo temos a tela desse software:
tela do liofilizador

Apesar da pobreza dos recursos gráficos da tela acima, claramente percebemos que foi realizado um trabalho de usabilidade na automação do processo, pois manteve-se ao operador do sistema um diagrama esquemático do sistema em questão contendo os mesmos dados presentes no painéis anteriores, acrescidos de uma visão geral e sistêmica do processo. Através dessa tela o operador consegue obter medidas em tempo real e controlar o sistema de forma transparente, tal qual estivesse operando um dos painéis da máquina.

A importância de um profissional de usabilidade em sistemas que utilizam hardware/software é crescente, vemos que poucas pessoas na área de hardware possuem esse perfil, bem como, qualificação. Nesse contexto encontramos, recentemente no CESAR.EDU uma especialização em Curso de Especialização em Engenharia de Software com Ênfase em DESIGN DE INTERAÇÃO E INTERFACE PARA DISPOSITIVOS DIGITAIS - que procura preencher esse vazio encontrado nesse nincho de mercado, proporcionando aos engenheiros de computação e áreas afins uma especialização de alto nível.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário