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quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Na prática : Descrição de um processo de prototipagem

Segue abaixo um roteiro cedido pelos sócios e diretores Leonardo Menezes e Leonardo Jordão, ambos da empresa Mídias Educativas . A empresa atua no ramo de educação e tecnologia , destacando-se  pelos softwares amigáveis e de fácil usabilidade.

Realização dos testes de usabilidade com usuários

Escolha dos sujeitos

Escolher usuários que atuem na área de aplicação do sistema proposto, pois estes são os usuários finais previstos.

Preparação e Realização

1)    Planejando o teste
a.     Definir o objetivo do teste: o que é que deve ser avaliado no protótipo? Que aspectos queremos analisar?
b.     Definir e contextualizar as tarefas: Como avaliaremos tais aspectos?
c.     Criação de script computador-narrador: A partir dos requisitos do sistema proposto, redigir o script computador-narrador, que descreve os passos a serem seguidos pelas entidades ‘Computador’ e ‘Narrador’ durante a simulação de apresentação do conteúdo.
d.     Criação do protótipo em papel: A partir da descrição dos requisitos ou protótipo, produzir o protótipo em papel correspondente contendo todos os elementos necessários para executar as tarefas definidas anteriormente.
e.     Definir os participantes e seus respectivos papéis no teste: Narrador, Observador, Facilitador, Computador, Usuários.
f.      Quanto tempo deve durar cada sessão?
g.     Quais os recursos computacionais necessários?

2)    Antes de ir ao local do teste
a.     Ensaiar com o computador e o narrador sincronizados, até que ambos estejam familiarizados com o protótipo.
b.     Preparar os questionários de aceitação (1 para cada usuário).
c.     Não se esquecer de levar o protótipo J.
d.     Levar kit de emergência pra fazer mudanças.
e.     Levar documentos de observação.
f.      Levar questionário do persona para novos usuários

3)    Ao chegar no local de teste
a.     Procurar um local adequado, que disponha de uma mesa, cadeiras para todos, e que não seja muito ventilado (de forma a evitar perda de papéis).
b.     Desliguem os celulares.
c.     Posicionamento dos membros do teste deve ser:
                                               i.     Usuário e computador frente a frente
                                             ii.     Facilitador próximo ao usuário
d.     Organizar os componentes extras de forma que estes não fiquem visíveis ao usuário, apenas os componentes usados naquele momento.
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e.     Orientações ao computador:
                                               i.     Permanecer calado durante todo o teste.
                                             ii.     Manter postura neutra e imparcial.
                                            iii.     Deve ser sempre a mesma pessoa em todos os testes.
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f.      Orientações ao narrador:
                                               i.     Acompanhar o computador, e manter a narração sincronizada com os movimentos do computador
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g.     Orientações aos observadores:
                                               i.     Observadores devem trabalhar em silêncio.
                                             ii.     Manter relógio próximo, para registrar a hora de momentos importantes, e cronometrar passagens de tempo
Observadores devem seguir o modelo de observação padrão, e seguir suas recomendações.

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h.     Orientações ao facilitador:
                                               i.     Explicar de que se trata o projeto. Deve-se ressaltar particularmente o público alvo.
                                             ii.     Mencionar que o projeto está numa fase inicial.
                                            iii.     Explicar que o usuário deve pensar alto, de forma a externar sua linha de raciocínio, sentimentos, etc.
                                            iv.     Explicar ao usuário que ele deve executar as tarefas como se estivesse em um computador.
                                             v.     Explicar que o usuário deve apontar os elementos que deseja clicar, e que deve escrever nos campos o que normalmente escreveria se estivesse usando o computador.
                                            vi.     Dar a seguinte informação: ‘Não é você que está sendo testado(a), é o programa, somos nós’. Isto é para tranqüilizar o usuário, e deixá-lo mais à vontade.
                                          vii.     Explicar a(s) tarefas antes de começar o teste. Dar uma tarefa de cada vez, e certificando-se de que o usuário a compreendeu.
                                         viii.     Acompanhar e intervir quando necessário
                                            ix.     Usuário deve pedir ajuda explicitamente ou facilitador pode intervir voluntariamente ao sentir dificuldade do usuário
                                              x.     Aplicar o questionário de aceitação.
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i.      Após usuário se retirar, realizar uma breve discussão entre os participantes do teste (exceto o usuário) para externar as impressões de cada um, e discutir detalhes importantes que porventura tenham ocorrido.
j.      Rearrumar tudo para o próximo teste.

Debriefing

  1. Teste de Aceitação
    1. O facilitador deve solicitar que o sujeito responda individualmente o questionário de aceitação.
    2. O sujeito não deve ser identificado.
    3. O facilitador deve sempre estar por perto para ajudar com as duvidas, mas não deve interferir no resultado.

  1. Baralho [Desirability]
    1. Pergunta 1
                                               i.     O baralho será espalhado na mesa de teste e o observador irá orientar o sujeito a escolher apenas 5 cartas que melhor correspondam ao sentimento do sujeito em relação com relação ao teste.

    1. Pergunta 2
                                               i.     Com o mesmo baralho, agora o sujeito é convidado a escolher mais 5 cartas. Desta  vez as cartas devem representar da melhor maneira o software ideal para o sujeito.
  1. Persona
    1. O sujeito deve responder ao teste de adequação ao persona para seja identificado o quão próximo ele se encontra do perfil definido.


Após os testes... criação dos relatórios

·      Deve-se seguir os modelos de documentos listados abaixo, para manter a padronização.
·      Deve-se também realizar as transcrições das observações até 24 h após os testes, para que informação relevante não seja perdida.
·      Deve-se gerar um feedback para toda a equipe através de um e-mail com os relatórios gerados.
O conjunto da documentação de testes deve estar numa pasta correspondente e deverá conter:
1.     A transcrição das observações em formato digital
(Observações <nome do observador> - <nome/id do observado> - <modulo> - <versão>)
2.     Análise e resultados dos testes de aceitação e desirability
(Testes de aceitação <modulo> - <versão>)
3.     Relatório de testes de usabilidade (Análise da tarefa quando necessário)
Relatório de testes <modulo> - <versão>)
4.     Recomendações para atualização dos roteiros e do protótipo
Mesmo documento utilizado para “Relatório de testes de usabilidade”.
(Testes de aceitação <modulo> - <versão>)

Escalas para verificar a usabilidade


As quatro escalas destacadas como essenciais:
  1. Memorização: Para usuários casuais, a memorização é essencial. Para medi-la, é necessário realizar o mesmo teste ao menos duas vezes, com o mesmo usuário. Deve-se cronometrar e comparar os resultados. O ideal é que o tempo medido no segundo teste seja igual ou inferior ao tempo registrado no primeiro teste.


  1. Facilidade de Aprendizado: mede o esforço e o tempo necessário para o usuário aprender determinada funcionalidade.

  1. Desirability: Mede o grau de desejo do usuário. Esta dimensão será avaliada qualitativamente através do ‘Baralho de Desirability’. As palavras escolhidas como ‘qualidades do sistema’(as que o usuário definiu como sendo características importantes) serão avaliadas juntamente com as palavras que definem ‘a experiência do usuário’(aquelas que representam melhor o sentimento do usuário em relação ao sistema).


  1. Aceitação: Mede o grau de conforto do usuário em relação ao sistema. Este é avaliado por um questionário de satisfação. Tal questionário deve ser preenchido pelo próprio usuário, de forma a evitar a influência do facilitador na aplicação do teste, pois foi percebida uma tendência a resultados sempre ‘satisfatórios’ para ‘excelente’. O usuários se sentem inibidos ao avaliar negativamente uma determinada característica.


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