Pesquisar este blog

domingo, 12 de dezembro de 2010

Análise de Mercado: situação no Brasil

A situação no Brasil

A demanda por profissionais de usabilidade vem crescendo no Brasil, principalmente entre as grandes empresas, que buscam consultorias em Usabilidade para melhorar seus sites. Em algumas poucas empresas já é possível encontrar um especialista nas equipes de internet.

Há também alguns cursos de pós-graduação em Usabilidade, como o da
PUC-RJ, e também cursos rápidos sobre o tema, alguns online. Muitas empresas preferem optar por cursos de Usabilidade in-company para suas equipes internas de Internet e Marketing.

Apesar de ainda ser um assunto novo no país, já há especialistas em Usabilidade experientes, que atuam nesse mercado como pioneiros há quase 10 anos, que estudaram o assunto nos EUA, onde tudo começou, e que vêm trabalhando para empresas de segmentos variados desde 2000.

O interesse das empresas cresceu bastante nos últimos 2 anos por uma razão bem direta: investir em usabilidade aumenta as vendas, melhora as taxas de conversão dos sites e dá retorno certo, sem falar nos benefícios para a imagem da empresa.

Estudos realizados pelo Nielsen Norman Group mostram que, na média, os sites de comércio eletrônico dobram as vendas quando atendem às regras da usabilidade. Mesmo os sites que não vendem online podem dobrar as taxas de conversão para suas metas de negócio, como conquistar potenciais novos compradores ou atrair novos assinantes para suas newsletters
O que faz um profissional de usabilidade
Ainda nos dias de hoje, nos quais muitas das profissões de web já estão maduras e contam com atuantes de mais de uma década em áreas específicas, o que, exatamente, faz um profissional da área de usabilidade, ainda não é algo “fechado”, algo que possa ser dito exatamente, sem complementações ou controvérsias. Quer dizer, mesmo depois de anos da existência desta profissão, ela continua em franco desenvolvimento e, as atribuições do profissional de usabilidade, a mesma coisa.
O que se pode dizer sem medo de errar é que o profissional de usabilidade pode atuar de diversas formas e em vários momentos do desenvolvimento web distintos, sendo que podemos destacar alguns, em especial:
  • Avaliação Heurística
  • Inspeção Baseada em Padrões, Guias de Estilos ou Guias de Recomendações
  • Teste práticos com utilizadores de um site
  • Entrevistas
  • Questionários
E estes podem ser feitos separadamente ou em conjunto (o mais comum). Por exemplo, o profissional da área pode atuar na parte de fazer testes e análisea de usabilidade em um web site ou sistema virtual. Através de conceitos e práticas bastante específicas, a maneira como o site está estruturado e foi feito é colocada em prova com o que se considera como mais de acordo com normas de usabilidade. Um relatório de usabilidade é elaborado e entregue ao cliente com as considerações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário