Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Interface com o usuário (GUI)

É um tipo de interface do usuário que permite a interação com dispositivos digitais através de elementos gráficos como ícones e outros indicadores visuais, em contraste a interface de linha de comando.
A interação é feita geralmente através de um mouse ou um teclado, com os quais o usuário é capaz de selecionar símbolos e manipulá-los de forma a obter algum resultado prático. Esses símbolos são designados de widgets e são agrupados em kits.
Uma atividade fundamental do projeto de UI ( user interface - interface com o usuario) é a analise das atividades do usuário que deverão ser compátiveis com o sistema de computador. Sem uma compreensão do que o usuário deseja fazer com o sistema de computador não há nenhuma perspectiva realista de se projetar uma interface com o usuário que seja eficaz. Para desenvolver essa comprensão, podem ser utilizadas várias técnicas, como análise de tarefas, estudos etnográficos, entrevistas com o usuário e observações.
Os projetistas de interface com o usuário têm de levar em conta a capacidade fisica e mental das pessoas que utilizam o software. Seres humanos têm uma memória limitada, de curto prazo, e cometem erros, na maioria das vezes acometidas por estresse.


Outro fator que influencia no desenvolvimento de interfaces é o nível de domínio da tarefa por parte do usuário, na utilização de um determinado sistema. Se o domínio do usuário for extenso pode-se usar terminologias específicas e uma alta densidade de informação na tela. Nos casos em que o conhecimento do domínio da tarefa é diminuto se faz necessário o desenvolvimento de interfaces mais explicativas com terminologias menos densas (Nielsen, 1993).




Nenhum comentário:

Postar um comentário