Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A importância da usabilidade em um software

O bom projeto de interface com o usuario é fundamental para o sucesso de um sistema. Uma interface dificil de ser utilizada, na melhor das hipoteses, resultara em alto nivel de erro dos usuarios. Pior ainda, os usuarios simplesmente recusarao a utilizar o sistema de software , independente de sua funcionalidade. Se as informações forem apresentadas de maneira confusa ou enganosa , os usuarios poderão se confundir com os significados dessas informações. Eles podem iniciar uma sequencia de acões que venham a corromper os dados ou mesmo a causar falhas catastróficas no sistema. (Summerville,2005).

De acordo com a pesquisa feita por Jakob Nielsen, chegando a uma série de princípios que corroboram suas descobertas: 1) os usuários da Web querem encontrar o que procuram e 2) mesmo que não saibam o que desejam, querem passar os olhos rapidamente e acessar informações com as quais se deparam de forma lógica. Ainda segunda Robson Santos: “Efetividade, eficiência e satisfação são as medidas mais freqüentes consideradas em relação a Web Sites.” Desta forma obriga-nos a considerar o desing de um produto não apenas pela sua engenharia óptica, mais primordialmente pela sua usabilidade e a viabilização da ‘Cultura de Uso’ de aplicações baseadas por exemplo em janelas, botões, ícones, etc. Hoje deve-se levar em conta a importância de empregar o Projeto de Interface de Usuário (IU), para desenvolver Sistemas de média- alta complexidade.
Sempre pensando nas medidas pra usabilidade, pois elas servem como parâmetro para avaliar o nível de usabilidade de um sistema ou de uma interface, esperando o resultado de Efetividade, Eficiência e Satisfação.

Fonte : http://www.scriptfacil.com.br/materia/693/UML/usabilidade-no-desenvolvimento-de-software.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário