Pesquisar este blog

domingo, 12 de dezembro de 2010

Análise de Mercado: Profissional de usabilidade

Profissional de usabilidade em alta
Muitas vezes há uma distância enorme entre quem cria um produto e quem realmente usa esse produto. Quem cria um site assume que os usuários vão agir como ele pensa, e os usuários acabam perdidos e confusos no site. Desenvolvedores de sistemas não prevêem ações dos usuários que acabam induzindo-os a erros e até à perda total de dados. Indústrias criam produtos que inadvertidamente aumentam o estresse dos usuários, gerando insatisfação com a marca e com a empresa.

É nesse cenário que entra o profissional de Usabilidade, cujo trabalho tem avançado rapidamente para uma carreira sólida nos EUA, justamente porque faz a ponte entre quem cria e quem usa o produto. Para funcionar de verdade, um produto ou serviço tem que ser fácil de usar para as pessoas que vão usá-lo no dia-a- dia.

Esse foi o tema de uma reportagem recente no jornal New York Times, que destaca o valor crescente do profissional de Usabilidade, especialmente na área de tecnologia e internet, seja testando produtos com usuários em laboratórios, observando usuários navegando em sites através de salas de espelho ou ainda acompanhando o uso de produtos no ambiente do próprio consumidor.

A reportagem destaca que as vagas no mercado americano são tão variadas como são as formações dos profissionais de Usabilidade. Os profissionais vêm de áreas ligadas à Comunicação, Psicologia, Lingüística etc. As vagas na indústria estão mais ligadas à Internet e computadores, mas já há demanda por especialistas em usabilidade em outras áreas, como a Medicina.

Uma especialista em Usabilidade, que trabalha para a área médica da Philips, conta que avaliou 20 equipamentos de ultra-som nos próprios locais onde estavam sendo usados, em hospitais e laboratórios. Ela fez uma análise completa do uso dos equipamentos, avaliando desde o design dos aparelhos, para evitar eventuais problemas de estresse causados pelo uso repetitivo, até o caminho que as informações percorrem através do sistema.

Em resposta à demanda crescente nos EUA por profissionais de Usabilidade, as instituições de ensino estão oferecendo cursos em áreas como Interação Homem-Computador, novas mídias, acessibilidade em design etc. Por outro lado, há profissionais que já acumularam uma boa experiência prática adquirida dentro das empresas nos últimos anos.

O diretor de uma grande empresa americana de recrutamento, especializada na área de tecnologia, diz que já enfrenta dificuldade para encontrar especialistas em Usabilidade com experiência para atender à demanda das empresas. As companhias agora querem mais de um especialista em Usabilidade nos processos, um para observar o uso dos produtos junto aos usuários, outro para incorporar resultados de pesquisas no design dos produtos, outro para realizar testes com usuários do novo site etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário