Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Entrevista com o Analista de Sistemas Peter Mayrinck, da INFORDRAW.

 A fim de complementar sobre a matéria, despertando mais interesse sobre a usabilidade, foi realizada entrevista no dia 27 de dezembro de 2010, com o Analista de Sistemas Peter Gerard Mayrinck, da empresa Infordraw, especializada em software de gestão escolar. O objetivo principal, entre outros, é descrever na prática o foco e atuação do profissional em sua atividade diária com o cliente. Vamos à entrevista:


1. Seu nome e quanto tempo de trabalho com a usabilidade?

Peter Gerard Mayrinck, trabalhando a mais de 5 anos

2. Qual sua formação em TI e para qual(is) empresa(s) trabalha atualmente em usabilidade?

Analista de Sistema e Suporte ao Usuário. Atualmente trabalho na INFORDRAW

2. Existem entrevistas ou alguma dinâmica com grupo de usuários que farão uso do software, antes dele ser projetado?

Usamos algumas metodologias de interação e interface com o usuário, no sentido de habilitá-lo a nova realidade da tecnologia a ser aplicada, familiarizando suas atividades ao Software. 

3. Mesmo havendo preocupação com o cliente-usuário, ainda pode haver erros na implementação e entrega final do software? Tem algum exemplo que poderia citar?

De posse de um bom trabalho de Levantamento de dados, minimiza a possibilidade de erro de implementação, porém caso haja algo adverso, multiplicamos esforços para contornar as possíveis dificuldades existentes. 

4. Qual a importância da interação com o usuário na usabilidade?

A usabilidade tem como norma a visão pela qual um produto (software) pode ser usado pelo usuário específico para atingir objetivos específicos, evidenciando a eficiência, a qualidade de atingir os seus objetivos estratégicos (Efetividade) e a Satisfação que é medida pelo nível de conforto do usuário perante o instrumento tecnológico utilizado pelo mesmo. 

5. Como são realizados os testes do software com o usuário?  No local de trabalho dele (usuário), em algum laboratório específico para tal  ou via web (acesso remoto)? Se possível descreva um exemplo prático recente?

Uma vez que a plataforma desenvolvida foi baseado no dia-a-dia do usuário, os testes serão de fácil entendimento, derivando uma maior interação "Usuário X Software". Os testes poderão ser aplicados em um ambiente apropriado, que melhor resulte no objetivo final.

6. Qual visão que o profissional em usabilidade deve ter para com seus usuários?

A idéia inicial é tornar pacífica e harmoniosa as fases inerentes ao ciclo de desenvolvimento,  trazendo o usuário para transformar conjuntamente o ciclo de "análise, concepção e testes", tornando-o  o maior aliado do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário